UBERABA NEWS - SET/2017


EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COM A EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Verdadeiramente, leitura liberta!
É maravilhoso o resultado de uma roda de leitura numa turma de jovens e adultos que estão há tanto tempo sem estudar e/ou ler uma obra literária. A leitura coletiva em voz alta, seguida de discussão, debates e, principalmente, contextualização tem efeitos transformadores. Os testemunhos comprovam que vale a pena investir e insistir nessa prática discursiva, tão temida pelos alunos, mas tão cativante depois de bem explorada. A capacidade de entendimento beneficia a mudança de atitude e propicia uma nova realidade para um público-alvo, às vezes, tão subestimado.    

1-NUM PACATO VILAREJO (Hebe Coimbra)
Da coleção "Literatura na Minha Casa", os alunos se encantam e aprendem muito com as mudanças provocadas pelo protagonista Manuel, como no caso da Dona Mercedes que era píssica por limpeza e descobre que há um mundo bem maior a ser compartilhado pelo hábito da leitura.
2-UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL (José Roberto Torero)
História inspirada na vida do nosso Rei do Futebol, com a emocionante experiência de seu amigo de infância quando descobre que o pai era analfabeto e tinha vergonha de confessar isso. O autor descreve a trajetória de Pelé e seus amigos, ressaltando que ninguém tem uma história comum, todas as histórias são especiais.,
3-A ÁRVORE QUE DAVA DINHEIRO (Domingos Pellegrinni)
Muito adequado ao contexto da sociedade atual e do público-alvo. O autor paranaense demonstra com muita inteligência e senso crítico a dificuldade do ser humano lidar com o consumo consciente, a exploração do trabalho, a simplicidade da vida, etc
4-O RETORNO DO JOVEM PRÍNCIPE (A. G. Roemmers)
Excelentes reflexões filosóficas sobre o amor, o perdão, os relacionamentos, julgamentos, etc.
5-SONHO NUM CAROÇO DE ABACATE  (Moacyr Scliar)
História meio biográfica de preconceito, discriminação e bullYing envolvendo um jovem  judeu tradicional e uma jovem negra politizada e consciente de seus direitos.      

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA APRENDER, PARA LER.

PROFª LENICE NOVAES
Colégio Estadual Conselheiro Carrão. 

PRODUÇÃO TEXTUAL (Marcia Conradi Pizza)
"A LIBERDADE DA LEITURA"
        As pessoas sabem que a leitura é muito importante, mas algumas não gostam e não se interessam por nenhum tipo de leitura.
        A importância do hábito da leitura é a habilidade de se entender o que está lendo e ter o domínio de vários assuntos, assim você pode debater com as pessoas sobre o você lê.
        A leitura nos deixa informados sobre os acontecimentos, histórias e fatos importantes de todo o mundo, tanto de nossa atualidade, como de todos os tempos.
        Eu fico imaginando como as pessoas analfabetas sofrem e muitas vezes são enganadas, pelo fato de não saberem ler e escrever. E o mais triste é que nos dias de hoje ainda se encontram pessoas analfabetas, infelizmente.
        Quem lê, tem mais liberdade de expressão, escreve melhor, tem mais conhecimento e capacidade crítica para não cair em manipulações de propagandas enganosas e ideias de pessoas más intencionadas.
         Por isso, temos que ler cada vez mais, ter sede de aprender, pois o que aprendemos ninguém nunca poderá nos tirar.

*um exemplo de vida:
A autora Marcia, tem 44 anos, estudou até a antiga 4ª série primária, há 30 anos atrás. Teve que começar a trabalhar por volta dos 13 anos, de babá, balconista e enfrentou as dificuldades da falta de estudo para conseguir melhores oportunidades. Voltou a estudar agora com grandes objetivos: terminar o ensino fundamental e fazer um curso técnico de enfermagem. 

Com a maturidade, a consciência e a força de vontade que demonstra, ela vai conseguir.    
     
 (UBERABA NEWS – SETEMBRO 2017)

0 comentários: